Transtorno Mental x Doença Mental
Você em algum momento, já deve ter ouvido alguém falar de transtornos, distúrbios ou síndromes, principalmente quando refere-se a uma Doença Mental.
O que pode ser que nunca tenha escutado, é que todas essas palavras acabam na maioria das vezes tendo significados diferentes, porém, podendo receber um mesmo diagnóstico. Isso mesmo você pode apresentar sintomas de vários Transtornos Mentais, no qual, estejam relacionados a um único diagnóstico de Doença Mental.
São diversas as condições existentes que são classificadas dentro desses termos, mas para ficar mais claro essa diferença, vamos entender um pouco mais, a definição de cada uma delas:
DOENÇA – É o termo usado para as condições que possuem uma causa definida, ou seja, é possível definir a origem daqueles sintomas por meio de exames, exemplo a Doença de Alzheimer, temos exames de imagens e uma sucessão de testes que validam o prejuízo cognitivo, diagnosticando a Doença.
SÍNDROME– Já as síndromes, por sua vez, consistem em um conjunto de sinais e sintomas que definem um determinado ESTADO CLÍNICO, e que nem sempre possuem uma causa clara, como por exemplo a Síndrome do Pânico.
DISTÚBIOS – Os distúrbios são anormalidades funcionais de um órgão ou de um sistema, que não necessariamente fecham em algum diagnóstico. No caso das condições mentais, esses problemas acabam prejudicando as funções do sistema nervoso central e é preciso entender o que vem causando este desequilíbrio químico.
TRANSTORNO – Por fim, os TRANSTORNOS MENTAIS são uma síndrome caracterizada por uma perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de uma pessoa. Então aqui nós temos associados o sofrimento e a incapacidade significativa que algumas pessoas encontram nas relações sociais, profissionais e outras”.
Então, CUIDE-SE, CONSCIENTIZE –SE, nossa Mente é o que comanda todo nosso corpo, e SIM a falta de gestão dela pode nos adoecer. Quando se trata de SAÚDE não devemos perder TEMPO.
Colunista:
Johny Santos
Psicólogo
A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.
Sigmund Freud
*Ao reproduzir este conteúdo, não se esqueça de citar as fontes.
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, nos envie suas dúvidas clicando aqui.